Andar de mota para iniciantes: Receios vs Confiança
Andar de mota para iniciantes nem sempre é aliciante. Há medos, receios e até traumas associados. No entanto, há que desmistificar esta experiência.
Estes receios, em andar de mota, não são assim tão incomuns e não se diferem, independentemente do sexo, faixas etárias, extratos sociais… Nas nossas experiências RideOut já tivemos contacto com pequenos receios, com medos paralisadores e até pessoas que nem tentam porque têm más experiências ou traumas associados a este veículo.
Andar de mota para iniciantes: os receios mais comuns
- medo de não se equilibrarem
- medo de cair
- em caso de queda, magoarem-se gravemente
- não chegar com os pés ao chão
- medo de não conseguir conduzir em terreno sinuoso
A minha primeira vez:
Quando eu e o Bruno tivemos a ideia de criar a RideOut (conhece aqui a equipa RideOut), nunca tinha andado de mota! Acreditam!?! Pois é… eu também tive algum receio, pois a mota só tem duas rodas…
Mas, dado o meu espírito aventureiro, não podia deixar de experimentar e de aprender a andar de mota. Por isso, lancei-me ao desafio e deixei o Bruno ensinar-me. Claro que, o facto de ser o Bruno a ensinar-me deu mais confiança. O Bruno tem experiência com motas desde criança e, sendo guia turístico já há algum tempo, sabe lidar com o nervosismo das pessoas e com a falta de confiança neste tipo de aventuras.
Assim, devidamente equipada e protegia, ouvi atentamente as indicações de funcionamento e coloquei a mota em andamento. Tive algumas dificuldades em compreender o funcionamento da embraiagem, mas consegui andar. Muito lentamente, mas consegui! Os receios iniciais e tensão que sentia antes começaram gradualmente a desaparecer. Senti-me mais confiante e capaz de andar de mota. Pode-se então vcerificar que andar de mota para iniciantes não é uma coisa do outro mundo.
Não posso negar: Senti-me verdadeiramente aventureira, livre, capaz,… woman power!
Andar de mota: Quedas e peripécias
Claro que, também temos tido contacto com iniciantes e experientes sem receios alguns, mas normalmente terminam em quedas 😉
Ah!! Já vos disse que ainda não caí a andar de mota?! 🙂
Obviamente que andar de mota pode levar a quedas. Como diz o Bruno, temos de ter atenção, foco e respeito pela máquina que estamos a usar para que tudo corra bem. Na nossa opinião, a maioria das quedas dão-se quando esquecemos essas três premissas.
Contudo, as quedas também não têm de ser sinal de graves consequências. Aliás, as piores consequências são principalmente para as motas (Podes ver as sacrificadas aqui!) Para que as quedas não nos tragam grandes mazelas temos de estar bem equipados. Na minha opinião, devemos usar o seguinte equipamento:
- Capacete
- Colete protetor
- Botas
- Luvas
- Óculos (opcional): No meu caso, que uso lentes de contacto são imprescindíveis.
Vê os equipamentos que a RideOut tem disponíveis para ti : Aqui.
Após ganharem coragem:
Como se sentem os nossos clientes após se iniciarem na condução de uma mota
Apesar dos receios de que já te falei e das quedas, é notória (e flagrante) a alteração do estado de espírito do cliente que acaba de chegar. O cliente pode vir com receio e até cair várias vezes, mas acaba a experiência RideOut (vê aqui as nossas experiências) feliz, satisfeito, com mais confiança em si próprio e nas suas capacidades e muito, muito mais alegre e descontraído! Podes comprovar pelas imagens e testemunhos dos nossos maravilhosos clientes:
Iniciantes – Receios ou autoconfiança?
Dada esta minha opinião, falo agora diretamente para ti que estás a ler e a pensar:
Sinto exatamente isto! Estes receios estão a fazer com que não usufrua de uma atividade diferente e esta aventura cheia de adrenalina!! (Queres ver mais sobre atividades e experiências diferentes – clica aqui).
Por isso, o que é que te aconselho a fazer:
- Falar sobre o assunto: falar com alguém que compreenda este mundo motorizado ajudará a que esses teus medos sejam desmistificados. Podes falar comigo ou com o Bruno através do nosso WhatApp: 910345828
- Juntar-se a um grupo de amigos que partilhem esse gosto de andar de moto: estamos a preparar uma comunidade Rideout… (Ups… já estou a desvendar segredos 😉) Segue as novidades aqui o aqui (facebook e instagram)
- Escolhe um local adequado, quando decidires experimentar: A RideOut tem um terreno privado, plano e sem obstáculos para poderes fazer a tua primeira experiência a andar de mota
- Aceita as tuas dificuldades, os teus receios e mesmo os teus erros: Toda a gente tem receios e medo, é uma condição humana. Contudo estamos cá para te ajudar a superá-los. Quanto te decidires iniciar esta aventura, agarra na tua coragem e lembre-te que errar faz parte da aprendizagem!
- Se achares que tens uma fobia e que esta te afeta, procurar ajuda profissional! (Segundo os Psicólogos da Oficina de psicologia: “As fobias serão dos temas de saúde mental mais frequentes, mas igualmente dos mais rápida e eficazmente resolvidos.”)
Como a empatia transforma um receio numa mais-valia
No ponto de vista da RideOut, a maioria dos receios em andar de mota são ultrapassados quando um de nós conversa com alguém, tenta compreender os seus receios e, com a maior naturalidade, compreensão e paciência tenta solucionar, junto com a pessoa, estas questões. Basicamente, alguns dos receios são questões de baixa autoconfiança e a empatia é a solução! Empatia é “a capacidade de compartilhar os sentimentos positivos e negativos dos outros, sentir como o outro.”, segundo o estudo feito pela Oficina de Psicologia, e assim faz com que os nossos receios passem a confiança e até alguma coragem.
Aliás, no meu ponto de vista pessoal, a empatia poderia mudar o Mundo! ( Lá está ela a divagar e a ver unicórnios e arco-íris 😉)!